PIS/Cofins – Importação – Atenção com os Créditos na Hipótese de Alíquotas Majoradas

Através da Solução de Consulta RFB 11/2013, a 7ª Região fiscal da Receita Federal externou seu entendimento de que, conforme o §3º, do artigo 15, da Lei 10.865/2004, as alíquotas para apuração do crédito do PIS-Importação e da Cofins-Importação são aquelas previstas no caput dos artigos 2º das Leis 10.637/2002 e 10.833/2003.

Desta forma, as alíquotas a serem utilizadas na apuração dos respectivos créditos, salvo quando houver expressa determinação legal em contrário, serão de 1,65%  para o PIS e 7,6% para a Cofins.

Adicionalmente, é importante lembrar que o §3º, do artigo 15, da Lei 10.865/2004, determina que o crédito será apurado mediante a aplicação das alíquotas usuais do PIS e da Cofins sobre o valor que serviu de base de cálculo das contribuições, acrescido do valor do IPI vinculado à importação, quando integrante do custo de aquisição.

Outrossim, o §1º, do mencionado artigo 15, limita o crédito ao montante das contribuições efetivamente pagas, ou seja, se a importação foi desonerada de PIS e Cofins fica restrita a possibilidade do creditamento.

Outros detalhes podem ser obtidos no tópico PIS e COFINS – Importação, do Guia Tributário On Line. Conheça também nossas obras eletrônicas atualizáveis, dentre as quais:

Detalhes práticos dos créditos do PIS e da COFINS, no sistema de não cumulatividade. Abrange: Indústria, Comércio, Prestação de Serviços, Importação e Atividades Especiais.     Economia fiscal de forma prática - com ênfase em comércio e supermercados. Contém detalhes para redução do PIS e COFINS devidos e demonstrações de como fazê-lo. E mais... Pode ser utilizado por comitês de impostos como ponto de partida na análise de planejamento do PIS/COFINS das demais atividades! Clique aqui para mais informações.    Explanações sobre os regimes cumulativos, não  cumulativos, de substituição tributária, monofásicos, por volume, etc. Abrange tabelas de alíquotas que facilitam a aplicação prática. Pode ser utilizado como um manual auto-didático, visando atualização profissional e treinamento na área de PIS e COFINS. Muito mais barato do que um curso de atualização na área!

2 comentários sobre “PIS/Cofins – Importação – Atenção com os Créditos na Hipótese de Alíquotas Majoradas

  1. Prezados
    Tenho clientes importador, com alguns produtos com a majoração de 1 ponto porcentual, TOTALIZANDO 8,6%
    Com base nesta SOLUÇÃO DE CONSULTA, todo importador pode aplicar e utilizar a alíquota de 7,6% já regulamentada ou 8,6%.
    Grato
    Hamilton 129*28689

    Curtir

  2. Vale mencionar um exemplo onde, em caso de desoneração das contribuições mencionadas no referido artigo, o credito poderá de direito.

    Em caso de drawback suspensão, onde o credito tributário esta suspenso, no caso de descumprimento do regime (nao exportacao das mercadorias ou bens objeto de aplicacao dos materias estrangeiros) o importador devera pagar os impostos de consequentemente poderá se creditar do valor principal pago.

    Curtir

Os comentários estão desativados.